O espaço Maus Hábitos, no Porto, vai reabrir na terça-feira com um alargamento da área de restauração à sala de espetáculos e uma programação cultural renovada com palavras, cinema e música “à mesa”.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE) recebeu “com muita preocupação” as regras para a reabertura das salas de espetáculo e de espetáculos ao ar livre, divulgadas na terça-feira pelo Ministério da Cultura.
O mercado livreiro começou a dar sinais de melhoria com a reabertura das livrarias, registando uma gradual subida do número de vendas, embora ainda com perdas na ordem dos 40%, relativamente a 2019, segundo dados da consultora GfK.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou hoje, em Coimbra, que "provavelmente a maior parte da programação cultural deste ano não terá preço", salientando que o trabalho feito pelo Governo é para garantir que os eventos aconteçam.
Duas praças em Lisboa e no Porto serão “um grande espaço de luta e protesto” dos profissionais do setor da Cultura, no dia 4 de junho, no âmbito da manifestação nacional “Parados. Nunca calados”, promovida pelo CENA-STE.
A associação Plateia reclama uma linha de financiamento para o cumprimento das regras de abertura de teatros e da retoma das atividades sem a qual a situação financeira das estruturas artísticas será incomportável.
“Dentro do Abraço” é o espetáculo que a Companhia de Dança de Almada disponibiliza online a partir de sexta-feira, 29 de maio, até 4 de junho, no seu canal Vimeo, anunciou a companhia.
O produtor de cinema Pedro Fernandes Duarte acusou na terça-feira a Câmara de Lisboa de desrespeito pelos profissionais da Cultura nos apoios concedidos aos agentes culturais, considerando “absurdo” que tenha sido seguido “apenas um critério cronológico” e não “um critério qualitativo”.
A plataforma digital CLIVEON, que permitirá produzir e transmitir eventos culturais em direto, com bilhetes a dois euros, arrancará a 1 de julho, numa altura em que “se está a reinventar o mercado da cultura”.
As regras para a reabertura das salas de espetáculo e espetáculos ao ar livre, divulgadas na terça-feira pelo Ministério da Cultura, exigem máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à COVID-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio da igualdade".
Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a partir de segunda-feira, com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espectadores, que serão obrigados a usar máscara, revelou hoje a ministra da Cultura.
As Festas do Senhor de Matosinhos vão, devido à COVID-19, apresentar um “novo formato”, com vários momentos, como o concerto, a procissão e o espetáculo de fogo de artificio a serem transmitidos virtualmente, anunciou hoje a autarquia.
As candidaturas à vertente Cultura do Fundo de Emergência Social da Câmara de Lisboa apresentadas após 5 de maio já não serão consideradas, por ter sido atingido o valor total da verba disponível, mais de 1,3 milhões de euros.
A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar e o Musibéria lançaram um projeto para fomentar a criação musical e "atenuar efeitos" da pandemia de COVID-19 em músicos do Alentejo, desafiando-os a compor músicas que poderão render-lhes receitas.