O músico, psicólogo e investigador Vítor Reino, fundador da Ronda dos Quatro Caminhos, morreu na "noite de sexta-feira para sábado", em Almada, disse hoje à Lusa fonte da Associação Nacional para a Inclusão dos Cidadãos com Deficiência Visual.
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte da escritora Maria Velho da Costa, no sábado, aos 81 anos, que recordou como a autora de uma obra "invulgar e memorável" que marcou o seu tempo.
O presidente do Egito, Abdel Fatah al Sisi, perdoou milhares de prisioneiros no sábado no final do Ramadão, incluindo um ex-agente policial preso pelo assassinato de 2008 da diva pop libanesa Suzanne Tamim, segundo as autoridades.
Maria Velho da Costa, que morreu no sábado aos 81 anos, foi "uma mulher corajosa e uma escritora inovadora e brilhante", com uma obra à qual os leitores devem regressar, afirmou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
A escritora Maria Velho da Costa, que morreu no sábado, em Lisboa, aos 81 anos, sabia que todos os regimes totalitários consideram a literatura "perigosa".
A escritora portuguesa Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu hoje, aos 81 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil, amiga da família.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, vai publicar um novo romance policial, "The President's Daughter" (A filha do presidente, em tradução livre), numa nova colaboração com o escritor James Patterson.
A escritora Isabel Stilwell publica, no próximo 2 de junho, um novo romance histórico, “D. Manuel I – Duas Irmãs para um Rei”, que aborda os dois casamentos do rei português, com as infantas espanholas, anunciou a Editorial Planeta.
O Teatro Viriato de Viseu anunciou que vai apresentar semanalmente, a partir de segunda-feira, “Gráficos da Cidade e das Coisas”, criação do escritor Gonçalo M. Tavares, a estrear no novo blogue da instituição, onde poderá ser acompanhada.
A plataforma Unidxs (Unidos) Pelo Presente e Pelo Futuro da Cultura em Portugal pediu hoje reuniões ao primeiro-ministro e ao Presidente da República, para discutir os problemas com que os agentes culturais se confrontam devido à COVID-19.
A estreia literária da ilustradora Eduarda Lima, dois livros premiados de autoras estrangeiras e novas histórias de “Uma aventura” e “O bando das cavernas” estão entre as próximas novidades de livros para os mais novos.
A oitava edição do Azores Fringe Festival decorre de 29 de maio a 28 de junho, com eventos transmitidos online, pela rede social Facebook, ou em vídeo, num programada "remodelado" devido à pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
Os profissionais da dança estão divididos entre a necessidade de retomar o trabalho em palco e o medo de contágio, confrontados com o anúncio de abertura de teatros e salas de espetáculos a 1 de junho.
As verbas do Fundo de Emergência Social criado pela Câmara de Lisboa para ajudar agentes e entidades do setor da Cultura vão ser duplicadas, de 250 mil para 500 mil euros, prevendo-se o apoio a quase 300 candidaturas.
A associação cultural Acesso Cultura pede o envolvimento dos agentes culturais em “qualquer revisão da aplicação de verbas” do programa Cultura para Todos, como está a acontecer nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
O cantor e músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké Yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.