A terceira edição do Festival Literário Internacional Interior (FLII) - Palavras de Fogo, que vai decorrer de 8 a 11 de outubro, será dedicada a Maria de Lourdes Pintasilgo e a Fernando Namora, anunciou a organização.
A companhia do Porto Circolando apresenta, de hoje a domingo, o espetáculo "20.20", com que assinala 20 anos de existência entre a festa, "o suor" e "fragmentos e memórias", que transbordam dos corpos em palco.
O festival de teatro Acaso parte para a 25.ª edição no dia 18 e promete resistir à pandemia e levar 14 espetáculos a Leiria, Batalha e Marinha Grande até 31 de outubro.
A obra “Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos”, da vencedora do Prémio Nobel de Literatura em 2018, Olga Tokarczuk, está entre os 10 finalistas do Prémio Literário Internacional de Dublin, anunciou hoje a organização.
Os Concertos para Bebés estão de volta aos palcos a partir do dia 13, com espetáculos agendados para Coimbra, Leiria e Marinha Grande, e também digressões ao Luxemburgo e Espanha, anunciou a companhia Musicalmente.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou hoje, em Viana do Castelo, que todas as reivindicações da plataforma cívica Convergência pela Cultura já “têm uma resposta” por parte do Governo.
Um grupo de 35 diretores e programadores de teatros municipais e cineteatros portugueses entregou ao Governo um documento a reivindicar a requalificação profissional dos seus técnicos, e que estes equipamentos culturais passem a ser financiados pela Cultura.
Vinte tocadores de concertina vão percorrer mais de 100 quilómetros nas Serras de Aire e Candeeiros no dia 26, assinalando o 19.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertinas da Barrenta, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu hoje processos de classificação do Cravo Antunes de 1789 e do Pianoforte de Henri-Joseph van Casteel, por considerar que os instrumentos representam “valor cultural de significado para a Nação”.
"A Alma Perdida", obra infantojuvenil da vencedora do Prémio Nobel de Literatura em 2018, Olga Tokarczuk, com ilustrações de Joanna Concejo, chega às livrarias portuguesas a 5 de outubro, anunciou hoje o Grupo 20|20 Editora.
A Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre alertou hoje que o futuro da atividade está em risco, por falta de receitas provenientes das atuações, que foram canceladas este ano devido à pandemia de COVID-19.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de classificação da obra fonográfica do músico José Afonso por considerar que representa "valor cultural de significado para a Nação”, segundo um anúncio publicado hoje em Diário da República.
A invisibilidade dos corpos negros nas artes performativas é a constatação na base de “Aurora Negra”, espetáculo vencedor da segunda edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, que se estreia na quinta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
O fecho da editora Livros Cotovia, anunciado na segunda-feira, é lamentado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e por autores como o escritor e professor brasileiro Eduardo Sterzi, que a considera uma das "melhores do mundo".
Uma das novidades editoriais hoje apresentadas pelo grupo BertrandCírculo é "Tempos Duros", o regresso de Mario Vargas Llosa aos temas latino-americanos, a sair em ainda este mês pela Quetzal.
A cantora e compositora Ana Carolina cancelou o concerto previsto para o próximo dia 25, em Guimarães, e adiou, para o próximo ano, os restantes, previstos para Lisboa, Porto e Coimbra, anunciou hoje a promotora Everything Is New.
As linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da COVID-19 ficam abertas até ao final desta semana, recordou hoje o gabinete da ministra Graça Fonseca.
O livro "O Menino Que Não Via o Sol", sobre mutilação genital feminina, casamento precoce ou crianças amaldiçoadas e inspirado na tradição cultural da Guiné-Bissau, é lançado no sábado.
A estreia portuguesa da escritora Anna Pignataro, com "Eu Sou Ágata", e obras de literatura infantojuvenil de Nuno Artur Silva, Shel Silverstein e Dan Brown estão entre os títulos que o Grupo BertrandCírculo projeta publicar até final do ano.