Maria Velho da Costa, que morreu no sábado aos 81 anos, foi "uma mulher corajosa e uma escritora inovadora e brilhante", com uma obra à qual os leitores devem regressar, afirmou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
A escritora Maria Velho da Costa, que morreu no sábado, em Lisboa, aos 81 anos, sabia que todos os regimes totalitários consideram a literatura "perigosa".
A escritora portuguesa Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu hoje, aos 81 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil, amiga da família.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, vai publicar um novo romance policial, "The President's Daughter" (A filha do presidente, em tradução livre), numa nova colaboração com o escritor James Patterson.
A escritora Isabel Stilwell publica, no próximo 2 de junho, um novo romance histórico, “D. Manuel I – Duas Irmãs para um Rei”, que aborda os dois casamentos do rei português, com as infantas espanholas, anunciou a Editorial Planeta.
O Teatro Viriato de Viseu anunciou que vai apresentar semanalmente, a partir de segunda-feira, “Gráficos da Cidade e das Coisas”, criação do escritor Gonçalo M. Tavares, a estrear no novo blogue da instituição, onde poderá ser acompanhada.
A plataforma Unidxs (Unidos) Pelo Presente e Pelo Futuro da Cultura em Portugal pediu hoje reuniões ao primeiro-ministro e ao Presidente da República, para discutir os problemas com que os agentes culturais se confrontam devido à COVID-19.
A estreia literária da ilustradora Eduarda Lima, dois livros premiados de autoras estrangeiras e novas histórias de “Uma aventura” e “O bando das cavernas” estão entre as próximas novidades de livros para os mais novos.
A oitava edição do Azores Fringe Festival decorre de 29 de maio a 28 de junho, com eventos transmitidos online, pela rede social Facebook, ou em vídeo, num programada "remodelado" devido à pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
Os profissionais da dança estão divididos entre a necessidade de retomar o trabalho em palco e o medo de contágio, confrontados com o anúncio de abertura de teatros e salas de espetáculos a 1 de junho.
As verbas do Fundo de Emergência Social criado pela Câmara de Lisboa para ajudar agentes e entidades do setor da Cultura vão ser duplicadas, de 250 mil para 500 mil euros, prevendo-se o apoio a quase 300 candidaturas.
A associação cultural Acesso Cultura pede o envolvimento dos agentes culturais em “qualquer revisão da aplicação de verbas” do programa Cultura para Todos, como está a acontecer nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
O cantor e músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké Yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.
A maratona de pianistas que anualmente assinala, na Casa da Música, no Porto, o aniversário de Helena Sá e Costa vai realizar-se de forma virtual este ano, devido à pandemia de COVID-19, anunciou a instituição.
O Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, disponibiliza, a partir de hoje, online, "A Filha do Tambor", opereta de Jacques Offenbach que o teatro estreou há um ano e com que assinala também os 126 anos de abertura.