A Conselheira Cultural na Embaixada de Portugal na Alemanha, Ana Patrícia Severino, foi escolhida para comissária da Feira Internacional do Livro de Leipzig 2021, que terá Portugal como convidado de honra e um novo enquadramento devido à COVID-19.
A Escola da Noite prevê retomar os ensaios ainda neste mês e O Teatrão em junho, depois de terem suspendido as atividades presenciais devido à COVID-19, informaram hoje estas duas companhias de teatro de Coimbra.
Um grupo de profissionais das Artes está a tentar reunir 219 euros para entregar à ministra Graça Fonseca, numa referência ao valor máximo do apoio a trabalhadores independentes por redução de atividade.
Leiria assinala o Dia do Município na sexta-feira num registo diferente do habitual devido às medidas de contenção da pandemia de COVID-19, que suspendem a atribuição de medalhas e implicam uma programação pela internet, na qual se destaca um concerto de David Fonseca.
Portugal é um dos 14 países selecionados para a edição de 2021 do Prémio de Literatura da União Europeia, que em edições anteriores distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado, segundo a organização do prémio.
A associação Plateia alerta que a reabertura de salas de espetáculos, em junho, “não significará a retoma do setor” da Cultura, já que as medidas propostas pelo Governo “terão um impacto financeiro muito significativo nos espaços e promotores independentes”.
A Câmara de Mafra inaugura na quinta-feira o Centro Cultural da Malveira, com um museu dedicado à atriz Beatriz Costa e uma visita online, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Os Artistas Unidos adiaram o regresso à atividade para 16 de julho, nas Caldas da Rainha, e mantêm a peça “Uma solidão demasiado ruidosa”, a partir da novela do escritor checo Bohumil Hrabal, como espetáculo a apresentar.
A Livraria Barata, em Lisboa, anunciou hoje que vai começar a “desconfinar o espaço e o tempo”, abrindo integralmente o piso principal e ampliando o horário de atendimento, para permitir a entrada de mais clientes.
O sindicato Cena-STE alerta para o risco de fecho de salas e de atividades, com perda de receitas de bilheteira, e considera necessário acesso gratuito a testes de rastreio à COVID-19 para os profissionais de espetáculos.
O comentário da jornalista tem sido criticado nas redes sociais, com vários artistas a pronunciarem-se. Na sua conta no Facebook, Agir partilhou uma carta aberta dirigida a Joana Latino.
Este seria um regresso dos Guns n’ Roses a Portugal e o concerto seria o primeiro de uma nova série de atuações na Europa entre 20 de maio e 27 de junho.