O 20.º aniversário do agrupamento de música contemporânea da Casa da Música, Remix Ensemble, é assinalado esta terça-feira com a estreia mundial de “Requiem”, de Francesco Filidei, no Porto, uma obra composta durante os meses de confinamento.
O professor Fernando Clara, da Universidade Nova de Lisboa, estará na Biblioteca Nacional de Portugal, na quarta-feira, para falar da escritora de origem alemã Esther Gad (1767-1833), uma das mais influentes dos salões literários da época.
O novo livro de Haruki Murakami em Portugal, "A Menina dos Anos", chega às livrarias esta terça-feira, segundo a editora Casa das Letras, que chancela a obra.
Todas as atividades da Queima das Fitas de Coimbra foram canceladas devido à pandemia de COVID-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou hoje ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.
"Fados de Amália no Palco do Coliseu" é o título de uma série de espetáculos, a realizar a partir de dezembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que visa recriar o repertório de Amália Rodrigues (1920-1999), por fadistas contemporâneos.
O poeta português Gonçalo Salvado venceu o Prémio Álvares de Azevedo de Poesia da União Brasileira de Escritores (UBE) pelo livro de poesia “Denudata”, revelou hoje à Lusa o autor.
O ciclo de concertos "Mundos", no Teatro da Trindade, em Lisboa, prossegue dia 27 com o francês Chassol, encerrando a 8 de dezembro com o duo estoniano Puuluup, foi hoje anunciado.
Estudantes de cinema vão protestar na terça-feira em frente à Assembleia da República, em Lisboa, contra a proposta de lei que transpõe a diretiva europeia sobre audiovisual.
O Carnaval de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, vai ter como tema "A máscara" em 2021 e, ainda que sem os habituais corsos devido à COVID-19, vai ter programa de eventos, disse o presidente da Câmara no domingo.
A escritora e artista portuguesa Grada Kilomba vai participar na 41.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto, no Canadá, que decorre a partir de quinta-feira, com a presença de escritores como Margaret Atwood e Richard Ford.
As diferenças vão ser colocadas em evidência no palco do Teatro Viriato, em Viseu, por três bailarinos e uma marioneta, durante o espetáculo “Gabo”, que tem estreia marcada para dezembro.
Um livro informativo ilustrado, para jovens, sobre puberdade e menstruação acaba de ser publicado em Portugal, para colmatar uma lacuna e desmistificar tabus e preconceitos, afirmou à agência Lusa a autora, Patrícia Lemos.
Algumas centenas de pessoas juntaram-se no sábado numa fila/manifestação em Lisboa, organizada pela associação Circuito, em representação de 27 salas de programação de música de todo o país, para sensibilizar para a importância dos espaços culturais e a necessidade de apoios.
O MEO Sudoeste conquistou no sábado o prémio de Melhor Grande Festival na 5.ª edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia decorreu este ano online devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
O 10.º Festival Marionetas ao Centro começa no dia 24, na Lousã, distrito de Coimbra, com animação de rua e um espetáculo baseado no livro “O Conto da Ilha Desconhecida”, do escritor José Saramago.
A cantora e compositora Oxala está a efetuar uma série de concertos virtuais para ajudar a angariar fundos para uma instituição luso-canadiana em Toronto.