O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.
A maratona de pianistas que anualmente assinala, na Casa da Música, no Porto, o aniversário de Helena Sá e Costa vai realizar-se de forma virtual este ano, devido à pandemia de COVID-19, anunciou a instituição.
O Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, disponibiliza, a partir de hoje, online, "A Filha do Tambor", opereta de Jacques Offenbach que o teatro estreou há um ano e com que assinala também os 126 anos de abertura.
Mais de um terço das organizações da cultura (34,6%) perde postos de trabalho este ano, no contexto da paralisação imposta pela pandemia de COVID-19, verifica o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho.
O catálogo da exposição "Olafur Eliasson: O V/Nosso Futuro É Agora", publicado pela Fundação de Serralves em 2019, foi distinguido como uma das 50 publicações mais bem desenhadas, num concurso da ordem dos designers norte-americanos.
O livro "Amália, Ditadura e Revolução, a História Secreta", de Miguel Carvalho, vai ser publicado em junho, anunciou hoje o Grupo LeYa, a par de outros novos títulos de Lídia Jorge e Isabel Rio Novo.
No dia 31 de maio, ao longo de 10 horas, mais de 60 artistas vão participar no festival solidário POPlineMASKS4ALL. O evento online tem como objetivo recolher fundos para "distribuir máscaras junto da população mais carenciada" do Brasil.
O festival MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, adiado devido à pandemia da COVID-19, regressa em 2021, de 16 a 18 de julho, com Anitta e Liam Payne em cartaz, anunciou hoje o promotor à Lusa.
A proposta de lei do Governo que estabelece a proibição da realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga” até de 30 setembro foi hoje aprovada por maioria, em votação final global, no parlamento.
O Presidente da República declarou-se hoje "muito sensível" à situação dos profissionais da cultura, mas defendeu que é preciso compatibilizar o regresso dos espetáculos com os dados disponíveis em termos de saúde pública.
A edição de 2020 do projeto europeu École des Maîtres foi cancelada, devido à pandemia da COVID-19, com a organização a lançar nova iniciativa que passa a contar com oito jovens dramaturgos em vez de atores, foi hoje anunciado.
As galerias de exposições de arte da Culturgest, em Lisboa e no Porto, vão reabrir no sábado com as exposições dedicadas a Álvaro Lapa e a Elisa Strinna, adaptadas às novas exigências de saúde pública, anunciou hoje a fundação.
A Vigília Cultura e Artes, criada para denunciar dificuldades no setor devido à pandemia, arrancou hoje no Porto com o primeiro turno de 10 manifestantes a criticar a tutela, por criar um “concurso” em vez dum “fundo de emergência”.
O reagendamento de espetáculos afetados no período de proibição, até 30 de setembro por causa da COVID-19, “não dá direito à restituição do preço do bilhete” ao consumidor, segundo as alterações à proposta de lei do Governo aprovadas hoje.
Profissionais das Artes e da Cultura estão desde as 09h00 de hoje em vigília em frente ao parlamento, em Lisboa, para “dar visibilidade” à luta de anos num setor cujas fragilidades a pandemia da COVID-19 “tornou mais evidentes”.
O vereador do BE da Câmara de Lisboa alertou hoje a autarquia para as “graves dificuldades financeiras” da livraria Barata, questionando que ações prevê para responder “à possível falência de uma das lojas mais emblemática” da Avenida de Roma.