O reagendamento de espetáculos afetados no período de proibição, até 30 de setembro por causa da COVID-19, “não dá direito à restituição do preço do bilhete” ao consumidor, segundo as alterações à proposta de lei do Governo aprovadas hoje.
Profissionais das Artes e da Cultura estão desde as 09h00 de hoje em vigília em frente ao parlamento, em Lisboa, para “dar visibilidade” à luta de anos num setor cujas fragilidades a pandemia da COVID-19 “tornou mais evidentes”.
O vereador do BE da Câmara de Lisboa alertou hoje a autarquia para as “graves dificuldades financeiras” da livraria Barata, questionando que ações prevê para responder “à possível falência de uma das lojas mais emblemática” da Avenida de Roma.
Os profissionais das artes de Almada concentraram-se hoje em frente à câmara municipal, no distrito de Setúbal, apelando para que os governantes tomem “decisões estruturais” e a cultura passe a ser considerada como um “bem essencial”.
A Conselheira Cultural na Embaixada de Portugal na Alemanha, Ana Patrícia Severino, foi escolhida para comissária da Feira Internacional do Livro de Leipzig 2021, que terá Portugal como convidado de honra e um novo enquadramento devido à COVID-19.
A Escola da Noite prevê retomar os ensaios ainda neste mês e O Teatrão em junho, depois de terem suspendido as atividades presenciais devido à COVID-19, informaram hoje estas duas companhias de teatro de Coimbra.
Um grupo de profissionais das Artes está a tentar reunir 219 euros para entregar à ministra Graça Fonseca, numa referência ao valor máximo do apoio a trabalhadores independentes por redução de atividade.
Leiria assinala o Dia do Município na sexta-feira num registo diferente do habitual devido às medidas de contenção da pandemia de COVID-19, que suspendem a atribuição de medalhas e implicam uma programação pela internet, na qual se destaca um concerto de David Fonseca.
Portugal é um dos 14 países selecionados para a edição de 2021 do Prémio de Literatura da União Europeia, que em edições anteriores distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado, segundo a organização do prémio.
A associação Plateia alerta que a reabertura de salas de espetáculos, em junho, “não significará a retoma do setor” da Cultura, já que as medidas propostas pelo Governo “terão um impacto financeiro muito significativo nos espaços e promotores independentes”.
A Câmara de Mafra inaugura na quinta-feira o Centro Cultural da Malveira, com um museu dedicado à atriz Beatriz Costa e uma visita online, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Os Artistas Unidos adiaram o regresso à atividade para 16 de julho, nas Caldas da Rainha, e mantêm a peça “Uma solidão demasiado ruidosa”, a partir da novela do escritor checo Bohumil Hrabal, como espetáculo a apresentar.
A Livraria Barata, em Lisboa, anunciou hoje que vai começar a “desconfinar o espaço e o tempo”, abrindo integralmente o piso principal e ampliando o horário de atendimento, para permitir a entrada de mais clientes.
O sindicato Cena-STE alerta para o risco de fecho de salas e de atividades, com perda de receitas de bilheteira, e considera necessário acesso gratuito a testes de rastreio à COVID-19 para os profissionais de espetáculos.