Com os cinemas fechados e as grandes transformações sociais provocadas pela pandemia de coronavírus, os estúdios preparam-se para adiar a estreia de mais filmes importantes.
Segundo maior mercado de cinema do mundo pode começar a reabrir no final de março. Estratégia inicial passa por exibir antigos filmes populares como "Harry Potter e a Pedra Filosofal" para recuperar espectadores.
A pandemia criou um regime de exceção para os concursos de apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual, como a flexibilização dos planos de distribuição e exibição dos filmes apoiados.
Disney retirou das estreias o filme que trazia de volta Scarlett Johansson e lançava uma nova fase do Universo Cinematográfico Marvel, marcado para o fim de abril.
Com 93 anos, Mel Brooks está no grupo de risco elevado para possíveis contágios por causa da pandemia. Filho recordou medidas de restrição e deu um exemplo "arrasador" do que poderia acontecer caso sejam ignoradas.
Os piores no cinema de 2019 não foram esquecidos apesar da cerimónia dos Golden Raspberry Awards não se ter realizado no sábado por causa das restrições de saúde pública.
Apesar das medidas de prevenção, os números divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual mostram que portugueses deixaram de ir aos cinemas. Filmes com Vin Diesel e Ben Affleck foram os mais prejudicados.
A elevação da doença COVID-19 a pandemia levou Hollywood a travar a fundo, com o cancelamento de filmagens, produções, estreias e eventos públicos, causando uma disrupção sem precedentes no ecossistema da capital do entretenimento.