A 9 de fevereiro, os Óscares assinalam a sua 92ª edição. Para trás, ficam muitas vitórias e derrotas, momentos memoráveis, grandes reviravoltas e recordes batidos. Na contagem decrescente para os prémios da Academia, percorremos a sua história ao longo dos anos.
Filme de Artur Ribeiro adapta "O Lugre", de Bernardo Santareno, e decorre por territórios pouco vistos no cinema português. A estreia nos cinemas é já em março.
Com “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, da realizadora portuguesa Regina Pessoa, fora das nomeações para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, Daniel Antero reviu todos os trabalhos na corrida e elegeu o seu preferido para a estatueta.
O SAPO Mag desafiou o músico Pedro Gonçalves a fazer um medley de canções nomeadas para os Óscares (algumas que acabaram mesmo por vencer) na última década. De "Skyfall", de Adele para a banda sonora de "007 - Skyfall", a "Into the Unknown", de "Frozen 2", nomeada este ano, o músico passou em revist
Cineasta de 72 anos deixa uma carreira premiada com vários prémios Goya para títulos como “El bosque animado”, “Amanece que no es poco”, “La lengua de las mariposas” e “A Educação das Fadas”.
Documentário na corrida aos Óscares faz uma retrospectiva de um ponto de vista pessoal de Petra Costa dos eventos recentes que marcaram a política brasileira.
Não são videntes, mas fazem previsões: Rui Pedro Tendinha, Maria João Rosa e Luís Salvado estiveram em direto no SAPO Mag para uma antevisão da cerimónia dos Óscares, que se realiza no próximo domingo. A emissão contou também com uma participação especial do músico Pedro Gonçalves.
A Cinemateca Portuguesa vai poder contratar trabalhadores e comprar equipamento para digitalização de obras fílmicas, com um apoio financeiro europeu de 880 mil euros, disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.
Nenhum título em língua estrangeira foi premiado com o Óscar de Melhor Filme, mas há quem pense que "Parasitas" pode acabar com o tabu. Apesar disso, a resistência a filmes com legendas é muito forte nos EUA.